Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC

Especiais da casa
Com a alta definição completa (por enquanto) presente em dois dos três consoles da atual geração, uma dúvida surgiu na cabeça de muitos gamers no mundo inteiro: com qual televisão eu terei melhor proveito do meu console?


Tá, essa é exagero...

Aqui no Brasil a dúvida é maior ainda, pois são poucas as pessoas que têm condições de investir mais de dois mil reais numa TV, mesmo que ela fique na sala e seja usada por toda a família, e aí surge a dúvida: LCD ou Plasma?


Na dúvida, pegue uma dessas!

Claro, há outras tecnologias vindo por aí, como laser e pó, mas por enquanto estão fora da realidade de nós pobres mortais (entenda-se brasileiros).

As TVs de plasma, quando entraram no mercado, eram simplesmente TVs finas, a imagem era muito semelhante às CRT que já estavam no mercado na época, com resolução de 480p.


Se você tem um Wii, muito cuidado ao comprar uma TV cara!!

Não sabe o que é esse 480p? A parada é a seguinte: uma imagem de TV é composta por linhas horizontais e verticais, mas para resumir na especificação da resolução só é dito o número de linhas horizontais, então o 480, no caso, é o número de linhas horizontais que a TV pode reproduzir, e o “p” é de “progressivo” (ou progressive scan), que indica que as linhas são formadas com varredura progressiva, havendo também o sistema de varredura entrelaçada (ou interlaced scan), identificado com um “i”, que no caso seria 480i. O sistema entrelaçado é inferior ao progressivo.


Cabo HDMI... essa belezinha faz uma diferença considerável

E, afinal, 480p é uma boa resolução? Não, não é. Este é o padrão SDTV (Standard Definition TV), que as tubão conseguiam reproduzir. Depois dele vem o 720 e depois o 1080, que é o considerado alta definição completa (ou Full HD), mas aí já vêm os detalhes.

As TVs de LCD são mais caras do que as de plasma porquê a tecnologia é mais cara, mas isso não significa que elas têm melhor imagem.


Probleminha com o Wii parte 2

Criou-se uma lenda de que as TVs de plasma têm vida útil menor e consome mais energia elétrica, mas hoje as duas estão totalmente equivalentes na durabilidade (100 mil horas de vida útil da tela) e quase lá no consumo (as plasma ainda consomem um pouco mais).

Com isso em vista, resta observar a resolução. “Ah, mas eu quero uma Full HD”, calma, meu querido, a coisa não é tão simples assim.



Outro kitzinho montado

Uma LCD Full HD (1080p) sai por uma boa grana e o comprador vai ficar com ela em casa todo satisfeito achando que está com a melhor resolução do mercado em casa, ledo engano.

Todas as TVs levam um certo tempo para gerar uma imagem na tela, e esse tempo é medido em milisegundos, e esse tempo é chamado de “tempo de resposta”. As TVs de LCD têm um tempo de resposta médio de 6 a 8 milisegundos, o que significa que a imagem estará sempre com esse tempo de atraso em relação à transmissão. Até aí, tudo bem, nada que um “calibrate lag” não resolta num Guitar Hero da vida, mas o problema não é só esse.



O pobrema do tempo de resposta lento

Durante imagens rápidas, muito recorrentes em games, a resolução de uma TV dessas cai drasticamente, chegando ao ponto de uma LCD Full HD chegar a transmitir imagens com resolução abaixo de 200p.

As plasma têm o tempo de resposta abaixo de 1 milisegundo, geralmente 0,001 ms, ou até menos do que isso, fazendo com que a resolução da imagem seja a mesma em praticamente todo momento, ou seja, uma plasma 720p (HDTV), na prática, tem a resolução melhor do que uma LCD 1080p.



Exemplificando a coisa

Se isso não fosse o suficiente, as TVs de plasma têm o contraste superior do que às de LCD e são capazes de gerar um preto que é realmente preto, e não algo acinzentado ou azulado em seu lugar, além de permitir maior ângulo de visão sem perder luminosidade.


Preto de verdade, rapá!

Se você quer comprar uma TV porreta pra jogar os seus games, o melhor custo-benefício, sem dúvidas, é uma plasma, pois além de ser superior até do que uma LCD “mais potente”, você gastará menos.


Opa, essa aê não faz parte do kit

Vale lembrar que a conexão utilizada para ligar o console na TV faz uma boa diferença, e você pode conferir isso neste texto. E logo mais teremos um review de uma Panasonic Viera TH-42PV80LB testada com um Xbox 360 e um Nintendo Wii. Fique de olho.